terça-feira, 20 de dezembro de 2011
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Desportivamente Falando!!!
Em “beleza”!!!
O próprio título define este jogo, define o término da primeira volta, define as capacidades da nossa equipa!
Quero com isto dizer que, neste penúltimo jogo antes da paragem natalícia, o Farense entrava para esta jornada (a ultima da primeira volta), como a única equipa invicta da competição, sendo que faltava apenas este jogo na costa da Caparica para terminar a 1º volta sem derrotas, o que se veio a verificar, daí o título “em beleza”.
Relativamente ao jogo, podemos dizer que depois de mais uma paragem no campeonato, irias encontrar pela frente uma equipa moralizada pelo 3º lugar que ocupava, e por só contar como vitorias os jogos efectuados na sua casa.
O jogo na primeira parte foi equilibrado, um jogo bem disputado onde o Costa tentava mostrar os argumentos de ser invicto em casa, no entanto o farense neutralizava bem esse futebol, as únicas jogadas de perigo ate à meia hora de jogo foi um remate de chiquinho por cima e um remato da Costa da Caparica para grande defesa de serrão. No entanto os últimos 5 mt da primeira parte trouxeram os melhores momentos, primeiro golo do Costa (um belo golo) aos 40 mt e quase em seguida os dois golos do farense por intermédio de chiquinho (um belíssimo golo, e um grande oportunismo no segundo) aos 42 mt e aos 45mt.
Na segunda parte o Costa da Caparica, tentou entrar forte, mas seria o farense a merecer das melhores oportunidades, aproveitando o adiantamento da equipa adversária, esta toada manteve-se quase por toda a segunda parte, o Costa a tentar pressionar e criar mais dificuldades, no entanto o farense em contra-ataque conseguia sempre criar grande perigo. Resultado deste tipo de jogo, o farense a beira do final do jogo consegue dilatar o marcador com justo a corresponder mt bem a um cruzamento de chiquinho!
Estava assim consumada, a vitória num dos campos mais difíceis do campeonato, não só pela equipa em si, mas muito pelo campo que devia ser banido do futebol! NOTA: só para que tenham uma noção, a sanita fica no corredor mesmo ao lado da cabine dos árbitros, não tem porta, nem janelas…o que originou eu estar na casa de banho os árbitros aparecerem e tive que pedir desculpa pelo cheiro e já agora se eles podiam pedir papel! Heheheh
Em relação a minha situação pessoal, continua um pouco do mesmo, no entanto aceitar, pelo momento da equipa, e continuar a trabalhar como ate aqui! E entrar da maneira como entrei, que foi alvo de elogios dos meus colegas o que é muito gratificante. Por isso para eles, tb uma palavra!
Por ultimo, realçar a moldura humana que esteve presente, ou seja, sensivelmente 200 pessoas de faro, numa bancada onde criaram uma belíssima coreografia, um ambiente fantástico…para uma equipa que jogou fora de casa, foi maravilhoso ter aquele apoio, ver aquela alegria…os meus parabéns aos SSide, e restantes adeptos!
Saúde e sorte
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Uma Nova Aventura "é futebol"
É pena!!!
"É pena" porque!? Muito simples...mais um jogo do campeonato pela frente (o 3º no espaço de uma semana), e mais uma vez contra uma equipa do topo da classificação que apostou claramente para a subida de divisão! No entanto a última vitoria, a vontade e o querer da equipa, fazia-nos crer num bom resultado.
Os poucos dias de trabalho que tivemos entre estes jogos, foram positivos, esperava-se pela primeira vez, a oportunidade de "escalar" uma equipa mais condizente com o que poderá ser no futuro, uma equipa mais compacta. No entanto a primeira contrariedade surge logo na noite anterior, ao saber-se que o Marcelo também não poderia jogar! Mais uma a juntar a muitas outras!!!
Em relação ao jogo propriamente dito, realçar a atitude dos jogadores a vontade com que se empenharam e procuraram fazer o que lhes foi pedido. Na primeira parte, uma equipa do farense a conseguir quase sempre contrariar o adversário anulando o seu "jogo", e procurando criar perigo no contra-ataque, infelizmente quase sempre com alguma precipitação!
Na segunda parte, entramos bem, entramos a procura de mandar no jogo, no entanto o Atlético com a sua qualidade equilibrava sempre o jogo, sendo que sensivelmente a meio da segunda parte chega ao golo, nos únicos 2 mt de desconcentração da equipa ate ao momento, na sequência de um canto, um ressalto ao segundo poste, que isola o jogador do Atlético para este fazer o golo. O Farense foi a procura do empate, podendo chegar ao golo por duas vezes, mas mais uma vez a não conseguir (volto a frisar, oportunidades destas, na nossa situação não podem ser falhadas) por alguma precipitação novamente. Na parte final do jogo num rápido contra-ataque o Atlético mata o jogo com o segundo golo!
Uma palavra de apreço para os atletas, que ficaram desolados com a derrota, principalmente depois de todo o esforço e empenhamento que meteram em campo, mas no futebol como se costuma dizer quem falha "morre" e teremos que no futuro ser ainda mais concentrados, mais "adultos" e nunca perder a concentração, lutando sempre com o que temos e não temos para garantir a vitória! Não desanimar pois é nos maus momentos que se vêm os homens...
Levantar a cabeça!!!
Saúde e sorte.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Uma Nova Aventura "esperança"
Pois bem!!!
Este fim-de-semana esta "aventura" passava pela simpática terra de Montemor, o Farense deslocava-se ao campo do ultimo classificado, com a esperança de obter a primeira vitoria da segunda volta, a primeira vitoria desta equipa técnica, e com a esperança que alcançada essa vitoria, que seja a primeira de muitas, rumo ao objectivo principal "a manutenção"
Ora bem... relativamente à viajem, realçar o profissionalismo da jovem equipa, que se deslocava no autocarro oficial do clube e com uma postura de profissionalismo digna de profissionais desta modalidade. Passados os momentos que antecedem os jogos (almoço, passeio, etc) inicia-se o jogo, e logo se verificou que nada seria fácil, apesar da classificação, hoje em dia já não existem jogos fáceis! O jogo estava equilibrado, com algum ascendente nosso, o que proporcionou três excelentes oportunidades de marcar (no futuro não podem ser falhadas), chegamos ao intervalo igualados e com muito para corrigir.
Na segunda parte, uma postura de entrega e dedicação aos lances diferentes, o que fez com que, com o decorrer do jogo chegássemos ao golo. No entanto, este golo apesar de fazer bem a equipa, por outro lado também a intranquilizou devido ao facto de num passado recente, não ganhar a alguns jogos! Mas destacar a união da equipa que suportou alguns ataques do Montemor, chegando perto do final ao golo da tranquilidade.
Assim, chegou a primeira vitória, difícil, mas moralizadora, que espero eu e todos, que seja um ponto de viragem nos resultados e na classificação, para podermos chegar ao nosso objectivo.
Louvar a alegria, o companheirismo, e a confraternização de atletas, directores e especialmente pais, pois à alguns anos que não vivia esta harmonia de jogadores e pais, em autênticos pic-nics.
È BOM RECORDAR....LOOOL
Saúde e sorte
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Uma Nova Aventura "mali&mali"
Pois é!
Esta nova aventura continua... com o entusiasmo sempre a "flor" da pele, com a vontade de triunfar e com a certeza que tudo faremos para melhorar a situação actual!
No entanto, apesar do trabalho que se tem vindo a desenvolver, as coisas não começam da melhor forma, as ideias nota-se que vão sendo assimiladas, mas dado os poucos treinos que podemos efectuar e o calendário apertado desta fase da época (com dois jogos por semana), as coisas não estão a ser nada fáceis. Se na semana passada, a derrota frente ao primeiro classificado se aceitava, a derrota desta quinta perante um adversário directo (ainda por cima em casa) não estava nos planos, nem se pode aceitar!
É verdade que a malta procura corresponder ao que lhes é pedido, mas também não deixa de ser verdade que o tempo de trabalho é muito pouco para se poder mudar hábitos e vícios já adquiridos, sendo que as diversas continências (negativas) do futebol, não param de nos "presentear", pois em dois jogos tivemos em ambos 5 jogadores impedidos de jogar (todos eles anteriormente titulares indiscutíveis), jogadores que durante a semana ficaram doentes o que fez com que não treinassem ou não estivessem nas melhores condições, e por ultimo aproxima uma fase de exames na escola que lhes faz faltar para poderem estudar!! Ora com todas estas contrariedades o nosso papel não se torna nem se avizinha nada fácil!
Não se pense que tudo isto é ou serve de desculpa, não!!! Apesar de curta a "carreira" de treinador eu e os meus colegas sabemos que temos e devemos dar sempre volta à situação, por isso mesmo, não desistimos, não deixamos de acreditar e claro enquanto tivermos a equipa nas nossas mãos, nunca deixaremos de trabalhar!!!
Em relação ao jogo, dizer que uma primeira parte equilibrada mas nem sempre bem jogada, o despertar conseguiu num pontapé de canto chegar à vantagem! Depois na segunda parte, uma equipa do farense pressionando (também nem sempre da melhor maneira), a tentar encostar o despertar e a conseguir criar situações de perigo, situações essas que não podemos nem devemos desperdiçar, e por ultimo uma situação de enorme azar, com a bola a bater no poste e saltar em cima do mesmo...incrível!... os miúdos não mereciam tamanho azar, depois do esforço que fizeram para pelo menos chegar ao empate!
Referir por ultimo, que nada esta perdido, pelo contrario, esta longe de estar perdido e decidido, difícil!? Sim será muito... até ao fim!? Sim com certeza... mas sempre com a crença de um futuro melhor a começar obrigatoriamente já no domingo!
Abraço
Saúde e sorte.