quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Amor de PAI!!


Meus Amigos...

Hoje recordava um dos aspectos mais marcantes da minha formação enquanto psicólogo, posso dizer que tive oportunidade de conhecer e vivênciar alguns factos marcantes ao longo dessa formação. Ao mesmo tempo que às vivia, tive oportunidade de me ver confrontado com a paternidade (pois tinha sido pais recentemente), por isso irei relatar uma historia acerca do amor de pai, ou melhor, da ausência de amor de pai.

Quando falo ausência de amor de pai, refiro-me aos problemas que a sociedade coloca à paternidade saudável, à má gestão que esses mesmos pais fazem do seu tempo! má gestão essa, que acaba normalmente por prejudicar quem menos merece "os seus filhos"

A historia a seguir não é a minha em termos de nomes e acontecimentos fidedignos , mas retrata em termos de historia algumas realidades a que tive "acesso"

O Pai chega tarde do trabalho um tanto cansado, e encontra Diego, seu filho, esperando por ele. - Oi Pai! Tudo bem? Você pode-me ajudar com a lição de matemática? - Não, hoje não vai dar! Estou muito cansado. Peça à mãe para te ajudar – respondeu o pai, dirigindo-se para o quarto. - Pai, posso fazer-te uma pergunta pelo menos? - Fala logo. Eu quero descansar – respondeu irritado o pai. - Pai, quanto ganhas por hora? - Isso não é da sua conta! Porque estás a perguntar isso? – Disse o pai em tom ainda mais agressivo. - Nada não, pai. Curiosidade apenas. Por favor, diga-me quanto ganha por hora. - Se queres mesmo saber, eu ganho 50 euros por hora. Estás satisfeito? Agora deixa-me em paz. Diego pensou um pouco, e arriscou mais uma pergunta: - Pai, podes-me emprestar 25 euros ? - Ah! Então é por isso que me perguntas-te quanto eu ganho? Pensas que dessa forma vais conseguir dinheiro pra comprar tuas loucuras? Eu sabia que existia algum interesse por trás desse jeitinho carinhoso. Vai para o quarto agora e pense sobre esta atitude de egoísmo. Eu não trabalho duro todos os dias para satisfazer os seus caprichos! Diego, calado e cabisbaixo, foi para o quarto e fechou a porta. O pai, sentado na cama, pensava: “Como ele ousa fazer essas perguntas só para ganhar algum dinheiro?”. Mas o nervosismo foi passando e o pai começou a pensar: “Talvez ele realmente precise comprar algo com esse dinheiro”, e decidiu iri até o quarto de Diego: - Oi filho… - Oi pai! - Eu estive a pensar. Acho que fui muito duro contigo. Tive um dia difícil e acabei descarregando em ti. Desculpa-me, aqui estão os 25 euros que me pedis-te. - obrigado pai! Em seguida Diego abriu uma gaveta e puxou alguns trocados amassados. O Pai, quando viu que o menino já tinha algum dinheiro, voltou a enfurecer-se. Diego lentamente contou o dinheiro, quando o pai lhe perguntou: - Porque queres mais dinheiro se já tens este? - Porque eu não tinha o suficiente, mas agora eu tenho. pai, agora que eu tenho 50, euros posso comprar uma hora do seu tempo? Por favor, chegue mais cedo amanhã. Eu gostaria de jantar com você, conversar, brincar, e também que me ensinasse algumas coisas de matemática.

O melhor presente que nós pais podemos fazer aos filhos é dedicar o nosso tempo e atenção a eles.

Faça uma “experiência” bem simples: converse com o seu filho e lhe pergunte quais foram os momentos dos quais eles mais se recordam, momentos marcantes em que você tenha participado.

Não acredito que eles dirão algo sobre bicicletas, bonecas ou carrinhos. quase de certeza que vão comentar sobre momentos em que estiveram juntos, rindo, jogando computador, jogando futebol, etc, e até das broncas que levaram, mas certamente contarão alguma coisa sobre momentos nos quais você, pai e mãe, estiveram com ele. Momentos em que pessoas, sentimentos, emoções e sensações foram os protagonistas.

Meus amigos o que é importante por vezes não é o tempo que passamos com eles, mas sim a qualidade do tempo em que estamos com eles, tal como, por muito cansado que estejamos, nunca poderemos estar cansados para os nossos filhos!!!


abraço...

saude e sorte!!

Sem comentários: