terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dá que Pensar!!!

País - Ordem dos Psicólogos quer especialistas em hospitais e centros de saúde - RTP Noticias, Vídeo

Ora bem!!! se nos encontramos inseridos numa sociedade em que temos consciência e aceitamos a ideia que: "o que comanda o corpo é a cabeça" nada melhor que, ir ao pilar base das nossas atitudes, acções, crenças e ideologias para resolver os variadíssimos problemas que nos surgem!

Realmente a sociedade de hoje e os seus problemas, levam-nos cada vez mais a crises internas, ou porque falhamos enquanto profissionais, ou porque falhamos enquanto pessoas, ou porque falhamos enquanto amigos, ou simplesmente porque falham connosco nos mais variadíssimos planos pessoais e sociais!

Tudo isto, se reflecte em nós de uma maneira ou de outra, mas de certeza que psicologicamente se irá reflectir, uma vez que esta área que arrecada com as consequências do que pensamos, dizemos e fazemos. É a nossa área psicológica, que irá ditar muitas vezes como agimos e senti-mo-nos perante algo ou alguém.

Então, será lógico ou correcto, pensar-se que os técnicos de saúde da área psicológica, façam parte da multidisciplinariedade dos hospitais, dos centros de saúde, das clínicas de apoio directo ao utente, etc! pois tal como em outras, áreas médicas o tratamento precoce poderá ditar uma redução drástica do problema, a psicologia poderá também reduzir drasticamente o aparecimento mais frequente das ditas patologias sociais (ansiedade, depressão, stress, etc...)

Claro que a psicológica de intervenção directa, não irá evitar as patologias anteriormente referidas, contudo, poderá ajudar a pessoa a evitar tornar-se um paciente de" diagnostico estabelecido", e ser sim, "apenas" um utente de acompanhamento ou controlo, de modo a que este sozinho encontre o seu caminho e não mergulho num estado patológico mais grave.

Por ultimo referir, que não sou lírico nem hipócrita, e sei que a psicologia não é o remédio para todos os males, ainda por cima se tivermos em consideração que a sociedade de hoje provoca um desgaste termendo psicológico e não só, no ser-humano. Mas contudo, poderá ser um utensílio importante na atenuação dos problemas ou no desenvolvimento dos problemas referidos.
saúde e sorte.

Sem comentários: