segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma Nova Aventura


Uma nova aventura se iniciou nesta jornada que é a vida!

É verdade!!! Recordando o passado dia 21 de Novembro de 2011, recebo um telefonema pela manhã que me diz: "estas pronto?" ao que eu respondo depende! A voz do outro lado pergunta: "queres liderar um projecto como treinador dos juniores!?" ao que eu respondo, positivamente dizendo que será uma ilusão e um sonho que se antecipa (pois apenas daqui a 4 anos sensivelmente o pensaria fazer), vamos para a frente! E a partir desse momento, das palavras ao acto foi um ápice, falo com o meu amigo luís Afonso e José Serrão e juntos iniciamos no dia seguinte as funções de coordenar a equipa de júnior do Sporting Clube Farense no campeonato nacional de juniores da 2 divisão!

Durante uma semana trabalhámos, com dedicação e entusiasmo, não só por serem os primeiros passos numa carreira que se pretende vitoriosa, mas também devido ao facto de ser algo que nós os três gostamos de fazer (treinar futebol). Antes de passar à estreia propriamente dita, referir que a equipa que apanhamos foi de uma dedicação extraordinária, de uma grande entrega e uma enorme fome em aprender e interiorizar os novos métodos e concepções futebolísticas.

Chegámos então ao primeiro jogo como treinador...sendo igualmente o primeiro jogo da segunda volta do campeonato, e poderei referir que foi "a melhor" estreia (possível). Perdemos o jogo por 5-1.

Pode parecer contraditório dizer que foi a "melhor" estreia, olhando para o resultado, no entanto se no futebol existem injustiças e forças externas lamentáveis que prejudicam gravemente uma equipa que foi humilde, trabalhadora e organizada, isso aconteceu neste jogo!

Ora bem... à entrada para este desafio (na casa do primeiro classificado, e que nunca tinha perdido em casa), a equipa do farense mostrou-se organizada, com espírito de sacrifício e solidariedade, procurando fazer um jogo inteligente dentro possível.

Tudo isto, aconteceu ate aos 20 mt quando já ganhávamos por 1-0 e o internacional pouco incomodava a nossa baliza. No espaço dos 10 mt seguintes, um penalty inexistente (em mais de 20 anos de futebol foi o primeiro que vi assim) dois ou três foras de jogo por assinar em que num deles surge o 2-1. Poderia dizer-se que a equipa de arbitragem tinha acabado de dar a volta ao jogo! Na segunda parte com menos 1 desde os 20 mt, a equipa foi unida e organizada e conseguiu mandar no jogo ate ao minuto 30´, quando surge nova falta inexistente que dá o 4-1 e no ultimo minuto da segunda parte novo penalty que dita o desfecho final!

Este breve resumo da partida, serve apenas para mostrar dois factos, que apesar do resultante esta equipa tem valor e pode fazer muito mais, e que o farense realmente incomoda muita gente que ate no futebol juvenil se vê a arrogância com que as equipas de arbitragem tratam o farense! Não se pense que o árbitro, serve de desculpa, nem pensar nisso, tivemos os nossos erros e limitações, sendo que o adversário tem uma belíssima equipa, no entanto saí convicto que dificilmente perderia o jogo com a entrega que os atletas estavam a ter em campo!

Resumidamente, este foi o inicio de uma nova aventura na minha vida! Foi o inicio de mais um papel na sociedade farense, que poderá ser alvo de muita inveja e falatório, mas que como sempre e como até aqui, ignorando quem mal me deseja e orgulhando-me de quem me apoia (realçar a minha equipa sénior que esteve lá em peso, em como alguns amigos), continuarei a tentar cumprir os meus sonhos com trabalho e dedicação ao que tanto adoro na minha vida! E mostrar que a inveja “morre” solteira e que todos os que falam sem saber ou apenas para magoar, se calam com o tempo…pois como diz o ditado “o tempo é dona da verdade” e essa verdade é a qualidade, amor ao clube, e a humildade!

Obrigado a todos

Saúde e sorte



Sem comentários: